quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Cada um tem a Meca que merece


O Brasil vai sediar a Copa de 2014. Parece distante, mas é amanhã, praticamente. E é óbvio que vai ter obra atrasada, super faturada e gastos acima do previsto. Alguém sinceramente duvida disso? Tivemos o PAN esse ano pra não deixar esquecer tão fácil.

Não temos hoje nenhum estádio que atenda os padrões da FIFA para a realização de um evento desse porte. E temos um terço da população vivendo miseravelmente, índices de desenvolvimento humano nos níveis de Uganda a apenas alguns quilometros dos estádios. Paraisópolis e o Estádio do Morumbi estão aí pra provar isso. E do Maracanã também basta esticar os olhos para os lados e ver comunidades brotando all over.

Com Ricardo Teixeira à frente da montanha de dinheiro que vai se injetar aqui eu só vejo uma tristeza anunciada. Tristeza porque vamos receber milhares de turistas estrangeiros e brasileiros. E com eles virão cambistas e pilantras de diversas nacionalidades se aproveitar do nosso melhor produto de fabricação nacional: a impunidade.

Vai ser a festa do caquí. A festa das festas. Tudo de bom e de ruim vai rolar. Muita cerveja. A Skol vai aparecer pro mundo. Hooligans tomando porre no Anhangabaú. Argentinos tomando porrada na Barra da Tijuca. Muita putaria: o Bahamas e o Photo vão estar reabertos e com efetivo extra, talvez importado de algum país da Europa Oriental. Ou do Paraguai, mesmo.

Nas redondezas do estádio visualizo gringos com pochetes e bolsinhas de guardar dinheiro dentro da roupa. Preocupados, olhando sem parar ao redor. E gente mal intencionada, esperando um vacilo, um deslumbramento óbvio. Afinal, o cara tá no Brasil, a Meca do futebol, não tem como não ficar encantado. Afinal, tudo é tão bruto, puro, exuberante. Exótico.

Hordas de cambistas pronunciando palavras complicadíssimas como "táuzandi" e "rândredi", friccionando os dedos polegar e indicador... As gráficas de porão vão se multiplicar, produzindo ingressos falsificados no mesmo ritmo em que nascem os filhos da miséria.

Os olhos do mundo todo vão estar virados para a Meca do Futebol. Será que faremos jus a essa santidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafa, querido.