domingo, 5 de julho de 2009

Falando errado certo

Desde que virei uma espécie de professor Pasquale da Zona Leste com minha implacáveis pegadas no pé do português super mal falado que ouço diariamente, comecei a perceber que nem só de verbos sem concordância e plurais sem "ésses" se sustentam minhas correções da língua de Reginaldo Rossi (não consegui lembrar de ninguém mais glamuroso). Dia desses me peguei corrigindo palavras pronunciadas corretamente.

Explico. Acho que alguns erros de pronúncia deveriam ser incorporados à língua formal. Mortandela é um clássico. É errado, mas é simpático. Eu mesmo, por mais formal que seja a pessoa a meu lado não consigo não chamar tábua de táuba quando vou cortar uma carne ou uma cebola. Além disso, eu que sempre rolava de rir quando a Abelita (secretária do lar por 15 anos) dizia que algo estava "xujo" quando estava sujo, confesso que ultimamente não tenho deixado de falar salchicha quando vou pedir um hotdog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafa, querido.