quarta-feira, 29 de julho de 2009

Os fretados me divertem

Legal ver na capa do jornal manifestantes que perderam seu ônibus particular batendo boca com motoristas de carro na Dr. Arnaldo. Legal ver a turma manifestando indignação contra o secretário (contra o Sarney ninguém grita, né?). Legal ver nego fechando faixa da Paulista, da Berrini e da Marginal para pedir que tudo continue como estava. Só há revolta se o governo encosta ou rela no bolso e no conforto da população.

Por outro lado, todo mundo quer melhoras no trânsito. Só que pra melhorar tem que mudar. Mas ninguém quer sofrimento, regra 1 de qualquer mudança.

Legal ver mais carro na rua. Legal ver mais nego reclamando do trânsito nas conversas de elevador e similares (maior clichê que esse hoje em dia só o "que frio é esse, hein amigo?"). Legal também é ver moradores do Paraíso e de Cerqueira César felicíssimos com a medida, que agora deixa a porta de suas garagens livres na hora do rush. A Paulista com mais fluxo e menos bagunça.

Eu nunca tinha pensado nisso, mas dessa forma é mais dinheiro circulando dentro da cidade, já que se o trabalhador ganha o dinheiro dele em Sampa, mas mora em outra cidade, Santos, por exemplo, e paga IPTU, taxas e multas em Santos, ele apenas transfere riqueza daqui pra lá, se utiliza dos bens públicos do município e não deixa nada (ou muito pouco) em troca. Agora ele pega Metrô ou ônibus municipal.

Engraçado que isso tudo me fez lembrar da época em que eu tinha hora precisa para acordar e sair de casa, pois a perua escolar raramente atrasava mais de 3 minutos. Era um mundo encantado, uma bolha. Assim como aquela, uma hora o fantástico mundo dos fretados tinha que acabar. As coisas mudam, a gente precisa crescer e a cidade idem.

Um comentário:

  1. E a Felipe, blz?
    Obrigado pelas visitas e comentários no meu Blog, q bom q vc curte as ilustras. O resultado em Cannes foi realmente surpreendente até pra gente, vibramos feito criança.
    Pô cara, qdo voltar pra aí te procuro sim pra gente ver se rola uma expo, quem sabe até lá eu tenho mais experiencia.

    valeu

    renato

    ResponderExcluir

Desabafa, querido.