segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Espanta mesmo mau olhado?

Sabe aquele sobrenome seu que quase ninguém conhece? Aquele que sempre pareceu fazer só massa na linha do RG, mas que no fundo você gosta? Ou não. Às vezes é aquilo que você pretende esconder. Se você tinha avós que seus pais decidiram homenagear, certeza que você tem vergonha. Por exemplo: Renata Carolina. Você pode passar anos chamando sua amiga de Rê, Rezinha, Renes (como eu chamei) e nem sequer imaginar que ela esconde um "Carol" no meio daquilo.

A nomenclatura invisível pode ser também do tipo que não encoberta pela força daqueles nomes que ficam no meio, como Ayrton Senna da Silva ou Ascelino Popó Freitas. Mas a gente é tudo normal demais, voltemos pro chão. Ou simplesmente a ocultação sintética do sobrenome, quando um apelido deleta automaticamente o nome real e os eventuais sobrenomes escondidos. Assim sagraram-se Xuxa, Lula e Pelé, sendo este último uma entidade quase esquisofrênica, entre o Edson e o Pelé, entre o Arantes e o Nascimento.

E tem aquele sobrenome que você pode ter um carinho e orgulho imensos, mas que num determinado contexto pode queimar filme. A tradição, as histórias, as glórias familiares não ficam ao alcance da simples pronúncia quando alguém vai parar na mídia negativamente carregando o mesmo sobrenome que você.

E você deve ter chegado até essa linha pensando "pra que isso tudo?" Talvez seja só pra desabafar que em 15 dias Geisy e José Roberto me fizeram ter vergonha do meu sobrenome mais anônimo, mas não menos querido. E provaram que não tira mau olhado coisíssima nenhuma. Pelo contrário, até.

3 comentários:

  1. E pra que você acha que existem os Sarneys, os Dirceus, os Otávios e os Garotinhos da vida? É pra não emporcalhar o santo nome da família!!!

    ResponderExcluir
  2. Ahá, te achei, e agora o google reader(conhece esse?) tá na sua cola.
    Tenho 4 sobrenomes, esse ai normalmente é só o A maiusculo do Cartao de crédito mas as vezes vira assunto com a história do bisavó jogador clandestino.
    Abraços e te espero em saocarloslondrina

    ResponderExcluir
  3. Eh Nilão, essas historias sao sensacionais, eu queria era saber mais delas. Tem as de aviador do Tio Fernando, bora pro Rio esse ano ir lá escutar dele mesmo?
    Saocarloslondrina nos espera em 2010, ieba!
    Por falar em cartao de credito tem um post sobre isso la pra julho ou agosto, recomendo.

    Tamo juntis!

    ResponderExcluir

Desabafa, querido.