quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Aspirantes a homem-pássaro

Documentário no Brasil costuma ser aquele filme que fica poucos dias numa sala pequenininha, no cinema mais longe de você. É um gênero que tem feito cada vez mais sucesso, graças a importações de filmes do Michael Moore. Bom, a produção de docs brasileiros é cada vez mais crescente e têm sido lançadas belas obras como esse filme.

PQD, de Guilherme Coelho, é mais que um documentário sobre 70 jovens aspirantes na Brigada Pára-Quedista do Exército. É um retrato das esperanças dos jovens brasileiros de classe C e D. Um panorama de um futuro incerto, de uma paradoxal busca por uma carreira ou um caminho qualquer. "Você passa tanto tempo atirando ou engraxando as botas que quando você sai daqui, ou você vira bandido ou engraxate. ", conta um dos entrevistados.

É um trabalho competente sobre o papel do exército como instituição militar e social. Muitos jovens não tem opção e entram ali felizes e satisfeitos para ganhar 250 reais por mês. Uma alternativa digna para escapar do tráfico, não fossem eles procurados e, muitas vezes intimados, a entrar no tráfico quando dispensados. Ali, são obrigados a colocar nas mãos dos traficantes seus aprendizados sobre técnicas de guerrilha. Num momento do filme comentam que o motorista do comandante da guarnição foi preso com traficantes.

Belas cenas de treinamento bem como depoimentos emocionados e repletos de confiança e incerteza recheiam os 90 minutos de película. Marcante a cena do primeira salto, captada com várias câmeras e digna de filme épico da 2ª Guerra Mundial. (Obs: os pára-quedas utilizados pela nossa "tropa de elite" são da metade do século passado, daqueles redondos que caem onde DEUS quiser. E no filme os aspirantes são convencidos de que fazem parte de uma esquadra invejada inclusive pelos americanos).

Assista a um filme sobre pessoas, a mais rica fonte de conhecimento que existe.

***
Cenas extras, além de uma boa entrevista com o diretor do filme, você vê aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafa, querido.