sexta-feira, 29 de maio de 2009

Por que usar camiseta lisa?

Interessante como as pessoas enxergam nas marcas a possibilidade de serem o que não são e de estarem associadas ao que gostariam de ser. Nunca entendi a Diesel, por exemplo. Mostrar aquela etiquetinha chumbrega no bolso da frente foi (ainda é?) um vício que contaminou 8 em cada 10 publicitários paulsitanos (do mundo, quiçá?). Não que a calça fosse mil vezes melhor que a minha TNG ou Henring, mas valia mostrar que ela custou uns trocados a mais.

Há uns 2 anos tinha um rinoceronte tirando onda em vários boné e camisetas do Marcelo D2 e de outros hypezinhos do momento. Não, não era o rinoceronte da Deca, companhia mais privada do Brasil. Era a trangressora Ecko Unlimited. E foi transgressora por um tempo sim, até fez aquela ótima ação de grafitar o (falso) Air Force One. Mas aí a marca quer aparecer demais e descamba.
Do nada, todo mundo quer usar essa porra. Inclusive a turminha aqui da periferia, que vê os estrelinhas vestindo e vai comprar, mas daí não tem a grana que custa. Daí tem um povo feio usando a marca, ela vai declinando e perde glamour e respaldo. Resultado: as marcas são vítimas delas mesmas.

Até uma criança de 2 anos sabe que os chinas vão copiar o que quer que seja, contanto que faça sucesso, não tem jeito. E vender por 10 ou 20 vezes menos que o valor na loja. Culpem os impostos, culpem o que quiser. A industria fonográfica peitou o Napster (a dita pirataria) e dançou. Será que nego não vai perceber que as confecções podem ser as novas gravadoras?

2 comentários:

  1. Muito bem observado, belo. Entretanto, preciso confessar... oq mais me agrada nos teus escritos são os comentariozinhos desnecessários(orações explicativas), como: "Deca, companhia mais privada do Brasi" - hahahah!!! Muito bom!!

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  2. Que bonitinho seu comment. Desnecessário agradecer a preferência!
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Desabafa, querido.